top of page

Miomatose uterina

EMBOLIZAÇÃO DE ARTÉRIA UTERINA PARA TRATAMENTO DE MIOMA UTERINO

O mioma uterino é o tumor mais comum na mulher. É um tumor benigno que surge na parede do útero, e pode levar ao sangramento menstrual aumentado ou irregularidade menstrual, dor ou cólica abdominal. Quando muito volumoso pode ser percebido como uma massa abdominal, e em casos mais graves pode favorecer a infertilidade feminina. Atinge em torno de 40% das mulheres em idade fértil. Não sendo diagnosticado em muitas pacientes, devido ao seu tamanho reduzido e mínimos sintomas.


O tratamento tradicional para o Leiomioma Uterino (outro nome dado para esta patologia) é a histerectomia em pacientes que possuem prole constituída. Consiste na retirada completa do útero e também do colo uterino. Em torno de um terço de todas as histerectomias tem o mioma como sua indicação. Pode-se optar pela retirada apenas do mioma em mulheres que desejarem ainda ter filhos, procedimento chamado miomectomia, porém este procedimento necessita de uma cirurgia com risco de evolução para a histerectomia.


Também pode-se optar por um procedimento menos invasivo, não “mutilante” e com mínimos riscos de sangramento, mantendo o útero feminino. Esse procedimento é a embolização do mioma uterino por via endovascular, que necessita ser realizado por médico especializado e com treinamento em técnicas endovasculares. Consiste na oclusão das artérias que levam o sangue até os miomas, fazendo com que estes “morram” devido à falta de circulação.


A embolização das artérias uterinas apresenta bons resultados no tratamento dos miomas uterinos, além de sangramentos pélvicos agudos e crônicos, hemorragias pós-parto, gravidez ectôpica e devido a doenças oncológicas ou malformações arteriovenosas.

É um procedimento seguro e sem a necessidade da retirada do útero.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page