top of page

Hiperplasia prostática

Consiste em um aumento do volume prostático, devido a um tumor benigno da próstata e que causa um estreitamento do canal uretral (canal de saída da bexiga) e leva a dificuldade em urinar. Entre os sintomas principais estão a urgência miccional, diminuição da forca do jato urinário, dificuldade para iniciar a micção e até mesmo episódios de perda urinaria.


Os pacientes com hiperplasia da glândula prostática devem sempre ser avaliados pelo medico urologista e este pode avaliar qual a melhor forma de tratamento. Inicialmente tenta-se tratamento com medicação e posteriormente pode ser necessário a cirurgia.


A embolização das artérias prostática e uma nova técnica, que vem auxiliar o tratamento destes pacientes. Sendo bem indicada em pacientes que não respondem ao tratamento medicamentoso ou com risco cirúrgico elevado e que fazem uso de medicamento anticoagulante.


O procedimento consiste na infusão de micropartículas na circulação da próstata, guiadas por cateteres inseridos nas artérias femorais, localizadas nas virilhas, estas partículas causam uma redução da circulação sanguínea da próstata e diminuição do seu tamanho levando a uma melhora dos sintomas.


A recuperação apos o procedimento é rápida, com necessidade de internação hospitalar por pouco tempo. Este procedimento não tem necessidade do uso da sondagem urinaria durante a recuperação.

20 visualizações0 comentário
bottom of page